Para lidar com a fadiga humana no ambiente de trabalho é preciso ter conhecimento dos fatores de risco, mas você sabe como identificá-los?
Apesar dos estudos sobre a fadiga e como gerenciar os seus riscos envolverem pesquisas complexas, o primeiro passo para estabelecer um ambiente de trabalho seguro envolve ações que buscam conhecer e reconhecer o que já está acontecendo no dia a dia dos trabalhadores.
Para isso, existem alguns métodos apropriados à identificação dos fatores de risco, dentre os quais estão:
1. Conversar com os funcionários:
Faça consultas aos trabalhadores, incluindo gerentes e supervisores, sobre os impactos percebidos por eles em relação à carga de trabalho.
2. Examinar as práticas de trabalho:
Analise a cultura de trabalho, ritmo de trabalho, horas de descanso e as opções/controle que os trabalhadores têm sobre as horas de trabalho.
3. Pesquisar sobre fadiga:
Obtenha informações sobre a fadiga humana com especialistas, por meio de estudos, pesquisas e demais materiais publicados por órgãos reguladores, associações, sindicatos e outras fontes reconhecidas.
4. Revisar os dados de acidentes da empresa:
Analise os eventos envolvendo acidentes que ocorreram no ambiente de trabalho e também nos deslocamentos de funcionários entre o trabalho e suas casas, pergunte-se qual a probabilidade da fadiga ser um fator contribuinte, veja em quais horários os acidentes aconteceram, por quanto tempo os funcionários estavam trabalhando quando os acidentes ocorreram (considere o tempo de turno e as horas naquela semana), e observe se os acidentes acontecem no período em que o relógio biológico estava desacelerando o ritmo do trabalhador e sua concentração.
5. Analisar os dados de RH:
Revise os dados sobre absenteísmo, rotatividade de pessoal e pagamento de benefícios de seguridade social por incapacidade temporária.
A fadiga é muitas vezes causada pelo acúmulo de diversos fatores, sendo fundamental identificá-los e analisá-los com atenção e cautela visando o gerenciamento e a mitigação dos riscos.
Fonte: Safe Work Australia
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SOBRE A SOS
A Safe and Optimized Standards - SOS é uma consultoria especializada na gestão do risco da fadiga mental com vistas à minimização de falhas humanas na indústria em geral.
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